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ARTIGOS

Aprenda além da sala de aula
César Souza
                O aprendizado não se restringe ao que acontece entre as paredes da escola. Ele passou a ser on-line 24 horas por dia, todos os dias da semana. Grande parte do seu aprendizado pode se dar muito além da sala de aula. Ocorre no dia a dia, em casa, nas ruas, na vizinhança, no cinema, no clube, no lazer, nos momentos de leitura e reflexão. Em qualquer lugar e a qualquer hora.
             Não fique esperando que a escola e os professores lhe ofereçam tudo o que precisa aprender. Assuma a responsabilidade pelo seu próprio aprendizado. O papel do educador é disponibilizar opções e ensiná-lo a pensar, não oferecer um “prato feito” para o seu desenvolvimento.
                Na sala de aula, o máximo que pode ser oferecido são ferramentas que o ajudem a refletir sobre sua própria circunstancia e a buscar alternativas para muda-la. Os profissionais bem-sucedidos não são ricos no domínio de técnicas aprendidas na escola, mas no intangível, decorrente de um modelo mental perceptivo, analítico, inventivo e transformador da realidade em que vivem.
               Você pode, por exemplo, aprender muito sobre liderança tanto assistindo a alguns filmes ou a um bom seriado de televisão quanto frequentando um curso formal sobre o tema. Pode, também, aprende sobre o comportamento de um líder assistindo a um jogo de futebol ou a uma partida da seleção de vôlei orientada pelo técnico Bernardinho. Ou mesmo lendo uma boa biografia sobre um artista e, depois, visitando uma exposição sobre sua obra em um museu.
          Ser competente não é sinônimo de ter um acúmulo de conhecimentos, mas de ter capacidade de aprender, a cada dia, a partir de sua própria experiência. Essa é uma das poucas competências duráveis em um mundo no qual conhecimentos específicos se transformam, com muita rapidez, em informações perecíveis.


      Confiar no aluno, na sua capacidade de aprender, é fundamental para o seu sucesso. Confiar nos colegas é a base para a construção de uma equipe profissional que aprende sempre.
     Na visão de Boudewijn van Velzen, sociólogo educacional que implementou o Projeto Facilitando Mudanças Educacionais em São Paulo.
     ..."Nenhuma aprendizagem significativa é possível sem confiança. Não se pode esperar confiança, apenas concedê-la. E não podemos ensiná-la com palavras, apenas vivenciá-las. Paulo Freire diz que a confiança se instala por meio do diálogo, em uma relação horizontal baseada no amor, na humildade, na fé das pessoas. Hoje nas escolas, a falta de confiança manifesta-se de várias formas. Por exemplo, quando os alunos são avaliados não para saber se a sua aprendizagem foi bem-sucedida, mas para controlá-los.
     Muitos adultos se esquecem de confiar em si mesmos, e, portanto, não são mais capazes de confiar no outro. Sabemos como é bom quando confiam em nós, mas tememos o risco de confiar. Porque, afinal, todos nos defrontamos com situações em que a confiança é traída. Até por aquele aluno exemplar, ou pelo colega que sempre agira tão bem.
     Ainda assim, não há motivo para deixar de confiar nas pessoas. Mesmo nas que nos decepcionaram. Todas irão descobrir que a confiança confere poder à aprendizagem. Inclusive ao aprender a assumir riscos, essencial em Educação."